Conforto, comodidade e experiências de consumo totalmente inovadora:
Esses são alguns benefícios que fazem dos clubes de assinatura um modelo de negócio que veio para ficar!
Atualmente, estima-se que o mercado de Clubes de Assinatura movimente até 1 bilhão de reais ao ano no Brasil. Da mesma forma, nos Estados Unidos, esse número fica entre US$ 10 bilhões ao ano!
Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), existem mais de 800 empresas ativas nesse ramo no país. Isso significa que a quantidade de clubes aumentou quase o dobro desde 2014, quando havia cerca de 300 grupos.
Clubes de assinatura são plataformas digitais com foco em experiência e fidelização de clientes, diferente das vendas pontuais do varejo.
Além disso, outra característica básica dos clubes de assinatura é o pagamento recorrente, junto com acordos entre empresas e lojistas mais claros e objetivos.
Dessa forma, o assinante paga um valor mensal, de acordo com o plano escolhido e os produtos são entregues periodicamente no conforto da sua residência.
Esses serviços, oferecidos de forma recorrente, vão desde diferentes tipos de café, cervejas artesanais, cortes especiais de carne até produtos de beleza, livros ou mesmo materiais para escritório.
Um clube de assinatura é muito vantajoso para todas as partes do negócio, desde os lojistas, fornecedores e clientes.
Além disso, a fidelização de um cliente é fundamental para manter o relacionamento dele com aquela empresa, o que garante mais saúde financeira a longo prazo.
Entre os maiores benefícios, podemos destacar:
O conforto e a comodidade de receber os produtos preferidos sem sair de casa é cada vez mais recorrente quando o assunto é comportamento do consumidor.
Da mesma forma, experiências encantadoras norteiam o core de quem oferece assinatura de produtos, e os consumidores querem ter esse tipo de exclusividade.
Imagine que você, por exemplo, é um homem e precisa comprar lâminas de barbear com frequência. Se você pudesse ter um produto de qualidade direto na sua casa, sem precisar ir ao mercado, por uma relação custo-benefício excelente e entregas programadas, você assinaria este clube?
É esse o papel que os maiores clubes de assinatura no Brasil e no mundo têm cumprido!
Além dos vários benefícios para quem assina um serviço de assinaturas, as empresas também têm inúmeras vantagens.
A primeira dela já foi muito falada aqui: a oportunidade de fidelizar clientes e transformar-los em verdadeiros fãs da marca.
Dessa forma, se você vender um produto que é de consumo recorrente, conseguir gerar valor para seus clientes e se relacionar com eles, as chances de renovação da assinatura são enormes!
Além disso, também podemos falar de previsibilidade de receita, controle de estoque, otimização da equipe financeira, taxas baixas de inadimplência (quando associado ao pagamento com cartão de crédito) e outros indicadores financeiros fundamentais para o seu negócio
Clubes de Assinatura estão em crescimento constante, como apontou o estudo da Vindi:
+8,6% fevereiro x março
+20% março x abril
+25% abril x maio
Tornar seu negócio digital ou pelo menos possibilitar ações pelo cliente de forma digital é variar positivamente o seu faturamento.
Aliar vendas com a estratégia de fidelização é tornar esta relação cliente x empresa mais duradora.
No caso dos Clubes de Assinatura, pode ocorrer uma debandada quando o comércio físico surgir. Para que estes clientes que se identificaram com a praticidade dos clubes, que tal já configurar a Compra Premiada do BeCash?
Configure quantidades mínimas de compras e quando o cliente as atingir, ele ganha créditos em Bes*. Você tem gestão sobre o desempenho, estimulando automaticamente a completude da meta.
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